18.11.15

PAP quilting reto à máquina

Meus amores, estou nas nuvens! Essa é a primeira postagem com o design do blog novinho em folha *feliz, feliz*, pensei em algo bem explêndido pra vcs então funciona assim, tudo o que aprendo navegando pela net eu gosto de dividir e assim aprendemos juntas, recebo diariamente e-mails de outras meninas me falando de várias coisas e eu também aprendo muito com elas, então algo que aprendi foi o quilting reto, simmmmm, depois que aprendi a fazê-lo meus trabalhos ficaram com um ar tão profissional o acabamento fica maravilindo, tudo bem estruturado e firme, parece que descobri a lua, sei que tem muitos passo-a-passos por aí, mas eu quis fazer o meu próprio e espero que gostem, então vamos parar de conversinha e partir para o que mais interessa.

Este é o pezinho adequado para o quilting reto, ele vem com esse guia que serve para nos guiar (marréclaro, né?) quando estivermos costurando.



Depois que descobri o nylon dublado ou nylon acoplado e tem lugares que chamam também de esponjado, não quero saber de outra coisa para estruturar as minhas nécessaires, rsrsrs, aqui separei o tecido que irei quiltar e o nylon que vai dar a estrutura.
Uma dica primorosa, sempre que formos quiltar uma peça, temos que cortar o nylon dublado maior que o nosso tecido, para evitar que falte depois porque à medida que vamos quiltando vai encolhendo.


Essa canetinha é TUDO, comprei com a minha amiga Edna Trova lá no facebook, a gente apaga o risco com essa cabecinha basta friccionar, o nome dela é frixion da Pilot e tem um sortimento de cores, vc risca e passa essa cabecinha de borracha que apaga tudinho!


À seguir vamos marcar o tecido fazendo um X com o auxílio da caneta mágica. Primeiro de um lado...

Depois do outro:


Tirei as fotos com o celular porque a pilha da câmera havia acabado, rsrsrs, mas dá pra ver o X né? 


Aí vc escolhe por qual extremidade vc quer começar, notaram que começamos costurando sempre pelo meio do tecido? Isso evita que encolha.


Na máquina uso a tensão e a largura dos pontos desse jeito, mas você pode colocar a largura e o tamanho que quiser, eu faço de acordo com o tamanho do trabalho.



Então você coloca o guia na largura que quiser e começa a costurar :)


Sempre cortando as sobras da linha para que fique um trabalho limpo, aí eu curtoooo, rsrs.



Depois de ter feito a primeira linha vc volta ao começo e coloca o guia nesse primeiro quilt que você fez, sem riscar tecido nem nada, vc só risca mesmo pra fazer o X. Elas embaçaram, mas dá pra ver.






Ficará assim:


Depois vc vai virando o tecido e faz o contrário e o resultado será este: 


E o verso assim, amo estes quadradinhos.


Esse é um estojinho que está em produção, assim que estiver pronto eu posto a fotinho dele, tá?
Meninasssss do meu core, eu ainda não aprendi a fazer o quilting livre, estou looooouca pra aprender, quando eu estiver craque eu mostro pra vcs, tá?

2 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar..sou iniciante...tudo que vejo quero fazer rsrs..acho que é assim mesmo com todas...agora fiquei doida pra ter esse pézinho..onde compro..? Bjinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marineusa, seja muito bem vinda, ah eu também sou iniciante, eu adoro pesquisar as coisas esse pézinho tem aqui nessa lojinha do pano xadrez, o site é bem confiável. http://www.panoxadrez.com.br/prod,idloja,5983,idproduto,995889,acessorios-outros-acessorios-pe-para-quilting-reto--walking-foot---com-guia--

      Quando você conseguir me mostra, beijos! =*

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, assim que der te respondo, tá? Um beijo. :*

Image Map